Oportunidade
Sisu abre inscrições na próxima terça-feira
O sistema ficará aberto até o dia 10 e somente quem realizou o Enem 2019 terá acesso; cursos a distância serão ofertados pela primeira vez
Para quem fez o Exame Nacional do Ensino do Médio (Enem) em 2019, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas entre os dias 7 e 10 de julho. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferecerá 876 vagas, distribuídas em 20 cursos presenciais e três na modalidade à distância. Mesmo com as incertezas causadas pela pandemia da Covid-19, a universidade garante que está estudando maneiras de garantir a qualidade e a segurança do acesso.
Conforme destacou a gestora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, a novidade da vez são os cursos oferecidos no formato EAD, que serão Matemática, Letras - Espanhol e Filosofia. “É a primeira vez que o Sisu permite esse tipo modalidade, então vamos ofertar para criar essa cultura”, disse. A maior dificuldade, prevista pela gestora, é o início do calendário acadêmico, já que a UFPel não terá como prever qual será o cenário para o segundo semestre letivo.
No momento, a universidade está oferecendo aos alunos um calendário alternativo, que tem vigência até setembro. Logo após, a intenção é retornar ao modo regular e só depois iniciar o segundo semestre do ano. Ainda não há uma data certa para a recepção dos novos calouros, já que não existe a certeza de quando os primeiros seis meses letivos serão finalizados. “Mas estamos garantindo o acesso deles, tanto dos aprovados pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) como dos que serão pelo Sisu”, afirmou Emileni.
Outro ponto destacado por ela é que a UFPel organizou comissões que estão avaliando e discutindo possibilidades de retorno, que não ocorrerá antes de 31 de julho. “A garantia é que estamos tomando todas as precauções para que haja segurança”, frisou. Sobre as datas, a gestora explica que as definidas pelo Ministério da Educação (MEC) precisam ser cumpridas. Essas são as das inscrições, o resultado e as matrículas da chamada regular. Os aprovados não precisarão se deslocar até a universidade para matricular-se, pois ela não será presencial. “Ainda estamos estudando a melhor forma, mas será divulgada junto com o edital, no dia 7”, informou. Como o clima ainda é de incerteza, os dias das chamadas orais não foram definidos.
Calendário segue suspenso
Nesta segunda-feira a UFPel publicou uma portaria prorrogando a suspensão das atividades acadêmicas e do Calendário Acadêmico 2020 até 31 de julho. Também foi prorrogada, até a mesma data, a realização das atividades administrativas por meio de trabalho remoto. A medida não afeta as atividades acadêmicas remotas do Calendário Alternativo, que começaram no último dia 22 de junho.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário